terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Aula de Campo com os 6ºs Anos A e B (Manhã)

Pontos Cardeais: Orientação, lugar e paisagens
"Caça ao Tesouro"

Desenvolvemos no dia 28 de Janeiro, aulas de senso espacial "caçando o tesouro" na Disciplina de Geografia nos 6ºs Anos A e B do turno da manhã nas dependências da EEF Francisco das Graças Alves Berto - CAIC (Iguatu - CE).
Aproveitamos o belíssimo espaço da escola para trabalhar os pontos cardeais e a aplicação na prática do conceito de paisagem.

Rosa dos Ventos
Objetivos:
- Ampliar as noções de referência espacial.
- Utilizar, no seu cotidiano os referenciais de localização e orientação.
- Representar os lugares onde vive e se relaciona.

Conteúdos:
- Orientação pelo Sol.
- Paisagens Natural e Humanizada.

Material necessário:
- Planta da escola.
- Folhas A4.
- Caderno de anotações.

Metodologia:
- 1ª Etapa:
Começamos fazendo perguntas onde os alunos registrassem as respostas no caderno: como o Sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a escola? Ele "bate" de que lado de seu corpo quando você se desloca (a pé, de carro ou de ônibus) nesse caminho? Em quais partes da sua casa tem Sol pela manhã? E à tarde? O Sol incide sobre a sala de aula enquanto estamos na escola? Em que horários? 

- 2ª etapa:
Explicamos que o Sol surge todos os dias, não necessariamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado do planeta foi denominado desde a antiguidade de leste ou nascente. Informamos também que o Sol se põe ou desaparece, também não exatamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado é chamado de oeste ou poente. Com base nos conhecimentos que os alunos obtiveram em suas observações ajudamos-os a identificar o leste. Solicitamos então que se levantassem e ficassem de frente para a parede identificada como o lado leste e lembrando que do lado contrário estará o lado oeste, do lado direito estará o sul e do lado esquerdo, o norte. 

- 3ª etapa:
Informamos que eles iriam aprender a se orientar geograficamente em seus deslocamentos após entender os movimentos do Sol. 

- 4ª Etapa:
Levamos as turmas, em seus respectivos horários, para o pátio e entregamos orientações espaciais que deveriam seguir para se chegar ao "tesouro", solicitando que observassem a posição do Sol e a localização de espaços como o ginásio, a biblioteca e o anfiteatro. Pedimos que olhassem ao redor destacando o que fica em cada lado (norte, sul, leste e oeste) e depois que se desloquem em direção aos pontos sugeridos nas folhas que receberam. 

Explicamos que atualmente a maioria dos mapas utiliza o norte como referência (ou seja, apresentam na parte superior do papel os lugares e paisagens que ficam ao norte) porque se trata de uma convenção (ou regra) estabelecida pelos cartógrafos. Mostramos a eles alguns mapas que ilustram essa afirmação (mapa-múndi e o mapa do Brasil). Informamos também que, embora seja uma convenção adotada atualmente, não há erro em utilizar outras referências para desenhar os mapas. Isso inclusive já foi feito no passado. 


Avaliação 
Analisamos o itinerário feito pelos alunos e o envolvimento de navegação/orientação. Produção textual e desenho da paisagem que o cerca, localizando em qual sentido a residência está direcionada.

Bibliografia 
ALMEIDA, R.D. & PASSINI, E.Y. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo: Contexto, 1994. 
SIMIELLI, M. E. R. O Mapa Como Meio de Comunicação e a Alfabetização Cartográfica. In: ALMEIDA, R. D. de. Cartografia escolar. 2 ed., São Paulo: Contexto, 2008, p. 71-94. 
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In : CARLOS, Ana F. A. (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo : Contexto, 1999, p.92-108. (Coleção Repensando o Ensino). 
Oficina Pedagógica: Orientação pelo mapa. Autoria de BARROS, ARCHELA e GOMES. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6778
Site do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html#parte-1a.

Plano de Aula adaptado do Site da Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário