segunda-feira, 27 de março de 2023

Mapas Mentais de História - Descomplica

O Mundo e Grande Guerra


O caminho para Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

 
Guerra Fria


O Mundo e a Grande Guerra

O século XIX foi muito interessante para a Europa, já que consolidou ainda mais seu domínio mundial e foi marcada um grande clima otimista. Entretanto, apesar do aparente equilíbrio, a Europa vivia um clima muito tenso devido à política expansionista dos países e, ao mesmo tempo, a falta de territórios que já não fossem explorados. O capitalismo, trazido à tona pela revolução industrial, fez com que a busca por matéria-prima e novos locais para investir o capital excedente traçassem um novo rumo para o continente, desembocando no que ficou conhecida como a Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial.

Antecedentes

Os antecedentes da Primeira Guerra Mundial são as rivalidades entre Inglaterra e Alemanha (ocasionadas por disputas territoriais), entre França e Alemanha (revanchismo devido à Guerra Franco-Prussiana: entrega de Alsácia-Lorena), o Pan-Eslavismo Russo (devido aos interesses imperialistas russos), o nacionalismo Sérvio e a questão entre Rússia e Alemanha, sobre a construção da estrada de ferro Berlim-Bagdá (império otomano). A Europa estava à beira do caos devido à disputa que levou a um choque na busca por áreas de controle. Foi então que o Império Austro-húngaro enviou o arquiduque Francisco  Ferdinando à Bósnia e, quando ele chega ao país, é assassinado por um estudante sérvio residente na Áustria . Esse atentado foi conhecido como “Atentado de Sarajevo” (28/jun/1914) e foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial.
Mapa Mental: O Mundo e a Grande Guerra
Assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando

A Grande Guerra

  • Guerra de Movimento: Momento inicial do conflito – Deslocamento das tropas sobre as nações inimigas, ainda sem grandes conflitos diretos (Alemanha tem destaque nesse momento).
  • Guerra de Trincheiras: Formação dos inúmeros campos de batalha com trincheiras, com perdas incalculáveis.
  • Ofensivas Finais:
    • Saída da Rússia em 1917;
    • Tratado de Bret-Litovsky (março/1918): não-agressão entre Alemanha e Rússia, que sai da Primeira Guerra Mundial para a Revolução de 1917;
    • Entrada dos EUA no conflito;
    • Vitória da Entente e hegemonia dos norte-americanos;
    • Rendição Alemã.
Você também pode conferir como uma quadrilha de festa junina te ajuda a ensaiar os passos da Primeira Guerra Mundial e, depois, treinar todo o seu conhecimento adquirido com o resumo, mapa mental e lista, resolvendo exercícios de vestibular sobre o assunto!

Caminhando para a Segunda Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial deixou ainda muitos assuntos mal resolvidos na Europa. O Revanchismo da Alemanha, humilhada pelo Tratado de Versalhes e a falta de representatividade da Itália foram alguns desses assuntos. Esse revanchismo deu margem para que governos totalitários que pregassem a superioridade desses povos fossem aceitos em seus respectivos territórios. Além disso, a crise de 1929, que foi uma crise essencialmente capitalista, desestabilizou a Europa e abalou a confiança no modelo liberal. Paralelo a isso, o socialismo russo se fortalecia e ganhava maior visibilidade. Percebendo essa fragilidade na Europa os governos totalitários perceberam que esse era o momento de tornar suas propostas viáveis, e foi. Foi retomada então a proposta expansionista, que, conforme ultrapassou os limites estabelecidos, como a própria anexação nazista à Áustria e o descumprimento do tratado com Stalin de não mais se expandir, Hitler inicia um dos conflitos mais violentos da história da humanidade.

Não deixe de ver também como o filme “V de Vingança” te ensina tudo sobre Fascismo em 4 passos e, depois, resolva exercícios de vestibular sobre o assunto!

 

A Segunda Guerra Mundial e as Conferências dos Grandes

Para entendermos a Segunda Guerra Mundial é necessário que saibamos os antecedentes do conflito. O revanchismo alemão pós-Primeira Guerra Mundial (nacionalismo e disputas territoriais); a Guerra Civil Espanhola (1936/1939); a Invasão japonesa à China (1937); a anexação da Áustria (1938); o Acordo de Munique (concessão de parte da Tchecoslováquia a Hitler – Sudetos); a conquista da Albânia pela Itália (1939), além do Pacto Molotov-Ribbentrop e da invasão alemã com a ajuda da Eslováquia à Polônia (estopim – fez com que França e Grã-Bretanha declarassem guerra aos germânicos). Talvez, o maior “culpado” pela Segunda Guerra tenha sido o Tratado de Versalhes, que fez com que o revanchismo se alastrasse pela Alemanha.
Capa do Tratado de Versalhes – 1919

A Segunda Guerra

Considerado o maior conflito de todos os tempos, causando danos incalculáveis, a Segunda Guerra Mundial teve seu início no dia 1 de setembro de 1939, tendo seu fim no dia 2 de setembro de 1945. Envolvendo todas as grandes potências mundiais, a guerra ocorreu entre Aliados (Estados Unidos da América, União Soviética, França, Inglaterra e China) e o Eixo (Alemanha, Japão e Itália), que dedicaram toda a “logística” de seus países para voltar-se para a guerra.  É importante saber que o Eixo possuía em seus respectivos governos regimes totalitários.
Países do Eixo e Aliados: Segunda Guerra

Nos anos iniciais da guerra a Alemanha saiu na frente, tomando territórios da Polônia, Bélgica, Noruega, Dinamarca, Holanda e posteriormente Grécia, Romênia e Iugoslávia. Porém, em 1941 os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbor e os EUA entram na guerra dando o reforço necessário para os Aliados. Hitler ordena logo depois um ataque à URSS e encontra uma grande defesa; pela primeira vez os alemães se sentiram acoados na guerra. Foi na conhecida “Batalha de Stalingrado” que a Alemanha percebeu a dificuldade uma vitória, já que perdeu mais de um milhão de alemães.
Batalha de Stalingrado: vitória soviética

Foi então no dia 6 de junho de 1944, o chamado Dia D, que as tropas aliadas tomaram de volta a Normandia e venceram o cerco dos nazistas sobre o território francês. Em abril do ano de 1945, os Aliados invadem a Alemanha, Mussolini é capturado na Itália e condenado ao fuzilamento, Hitler comete suicídio e a Alemanha se rende. Ainda que a guerra tivesse caminhado para o fim, o ataque japonês aos norte-americanos não fora esquecido, então EUA jogam duas bombas atômicas em território japonês, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, conseguindo a rendição japonesa.
Destruição das cidades japonesas

 

Pós-Segunda Guerra

O nazismo, sob o comando de Hitler, dizimou a população judaica, o anti-semitismo. O chamado Holocausto, que garantiria a supremacia da raça ariana, foi o nome dado ao envio de judeus (homens, mulheres, crianças, idosos) para os campos de concentração para trabalharem à força e depois serem mortos (em sua maioria em câmaras de gás); aproximadamente 6 milhões de judeus foram mortos. Esse foi considerado o maior crime de guerra de todos os tempos e causou comoção mundial. Entre os números de destruição da guerra, aproximadamente 40 milhões de pessoas morreram no conflito. Houve o chamado Tribunal de Nuremberg, para julgar os crimes de guerra e a Fundação da ONU, que tem como proposta tentar através do diálogo resolver os conflitos entre países. Seus participantes assinaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que promoveria o respeito e reconhecimento dos países.
Imagem do Tribunal de Nuremberg

(...)

EXERCÍCIOS

1. (FUVEST) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.” (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941) A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:
a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

2. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.

3. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

GABARITO

1. A
2. C
3. A
 
Fonte: Desconversa

Nenhum comentário:

Postar um comentário