domingo, 16 de maio de 2021

"Mapa Mental: Conflitos no Oriente Médio" (Descomplica)


Se você pesquisar sobre o Oriente Médio neste momento, com certeza encontrará inúmeras matérias recentes falando sobre refugiados, conflitos entre israelenses e palestinos, etc. De fato, um barril de pólvora. Mas você sabe por que esses conflitos no Oriente Médio estão acontecendo? Não? Então você precisa ler esse resumo!

Fragmentação do Império Islâmico

Apesar das diferentes etnias que ocupam esta região, existem elementos que lhes dão uma identidade comum, como a língua árabe e a religião islâmica, professada por algumas sociedades.

O islamismo, uma das três maiores religiões monoteístas do mundo, possui grande expressividade no Oriente Médio. Por isso, para entender os conflitos na Palestina, é necessário entender como se deu a fragmentação do Império Islâmico, também chamado de Império Turco-Otomano, ocorrida no pós-Primeira Guerra Mundial, com o fim da chamada Era dos Impérios.

Início dos conflitos no Oriente Médio

Com o desmembramento do Império, nem todos OS países tiveram sua independência reconhecida, como foi o caso do Iraque e da nossa protagonista, Palestina, que ficaram sob a tutela da Inglaterra.

Essa dependência potencializará conflitos entre os povos do Oriente Médio a partir de um importante episódio: a criação do Estado de Israel.

Com certeza você já ouviu falar que algum lugar parece a Faixa de Gaza, né? Aqui, no Rio de Janeiro, por exemplo, essa expressão já virou usual para se referir a zonas de conflitos entre a polícia e narcotraficantes.

A Faixa de Gaza é uma região do Oriente Médio disputada por árabes e israelenses e marcada por intensos conflitos.

QUER SABER MAIS SOBRE OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Com precárias condições de vida, a região não possui infra-estrutura adequada e, consequentemente, tem a economia debilitada. Prova disso é que apenas 13% das terras situadas na Faixa de Gaza são aráveis. E, por mais que não ofereça condições, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados da Terra. A população é marcada pela religião islâmica, como citamos acima e, mais de 99% dos habitantes são fiéis muçulmanos.

É importante ressaltar que o território é extremamente conflituoso, é disputado e ocupado militarmente por outros países também. O clima de tensão que habita o local é nítido, já que possui correntes de conflito.

Essa região não é reconhecida como parte que integra algum país soberano, ela está cercada por muralhas nas divisas com Israel e Egito. Contudo, a Autoridade Nacional Palestina reivindica a região como território que pertence somente aos palestinos.

Os conflitos no Oriente Médio teve início devido a inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono da Faixa de Gaza. Além disso, fazem parte dessa “guerra” as características religiosas daqueles que habitam o local, os quais se chocam com os israelenses.

Em 2005, Israel ocupou militarmente a região. Atualmente, Israel ainda é o responsável pelo controle do espaço aéreo e do acesso marítimo à Faixa de Gaza.

E mais: 

Esta dúvida pode ser sua: Oriente Médio

Tema: Oriente Médio

1. O que é a Palestina?
Bom, para começar temos que compreender que a Palestina não é um país, e sim uma região que compreende alguns países. Bem como quando falamos da Amazônia, não estamos falando apenas do Brasil, mas também dos países que a floresta Amazônia se estende. Por fim, a região da Palestina compreende onde hoje se encontra a Síria, Israel, Egito e Jordânia.

2. Árabe é palestino?
Não necessariamente, e nem todo palestino é Árabe. Árabe originalmente era quem morava na Arábia Saudita, mas por uma questão de afinidade cultural, o termo se expandiu para todos que moram no Oriente Médio e compartilham da cultura que prevalece lá.

3. Cisjordânia e Faixa de Gaza fazem parte da Palestina?
Sim e não. São alguns territórios disputados entre Israel e outros países que compõem a Palestina. Atualmente, onde ocorre mais conflitos é a região da Faixa de Gaza.

Confira as explicações no quadro! Clique na imagem para melhor visualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário