terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Os Cearenses - Ceará Republica​no​ - Fundação Demócrito Rocha



Os Cearenses - Historia do Ceará na Sala de Aula. (Da República os dias atua​i​s) 

Período em que a política no Ceará foi marcada pelas oligarquias que se alternavam no poder até pouco tempo depois da instauração da Ditadura Militar. Na figura de Castelo Branco, o Ceará alcançou pela primeira vez o cargo mais alto do País numa época que é lembrada pela forte repressão aos movimentos sociais. A religiosidade é lembrada pelos movimentos messiânicos e pela figura do Padre Cícero, símbolo de fé que permanece no imaginário popular por todo o Estado. Na vanguarda dos movimentos artísticos, a formação de agremiações literárias como a Padaria Espiritual e expressões musicais da Massafeira imprimiu na alma do Ceará o desejo por mudanças.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Os Cearenses - Ceará Imperial - Fundação Demócrito Rocha




Os Cearenses - Historia do Ceará na Sala de Aula. Os anos que sucederam a proclamação da Independência no Brasil foram marcados por muitos conflitos. No Ceará e estados vizinhos, as batalhas do Jenipapo e a Confederação do Equador ajudaram a definir a composição geográfica e política da região. Seus personagens emblemáticos como Barbara de Alencar, Tristão Gonçalves e Padre Mororó viraram exemplos de resistência política em uma época em que a repressão era silenciada com pena capital. O mito de que não havia negros do Ceará foi desfeito com a luta dos jangadeiros e do Dragão do Mar. A abolição da escravatura marca o declínio do Período Imperial e anuncia a chegada de novos tempos.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Os Cearenses - Ceará Colonial - Fundação Demócrito Rocha


Os Cearenses - Historia do Ceará na Sala de Aula. Ceará Colonial (Da chegada das caravelas à Independência do Brasil) De 1.500 até 1.822, os portugueses chegaram oficialmente no Brasil e marcaram o que conhecemos hoje como Período Colonial. Era uma época de batalhas entre holandeses, portugueses e nativos indígenas pelo domínio das terras. O Ceará testemunhou a sucessão de ciclos econômicos e incorporou essa ​mistura de elementos em sua cultura, que permanece enraizada no povo até os dias de hoje.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

"Trabalho - Taylorismo, Fordismo e Toyotismo" - Sociologia Animada



O capitalismo realiza modificações importantes na sua maneira de produzir. 

Neste vídeo, buscamos explicar três principais modelos de racionalização da produção.

Divirtam-se! 
Roteiro 
Henrique Neto 
Ilustração 
Gabriel Augusto Lovato de Carvalho Heloísa Gabriela Hruba Izadora Dircksen Camargo 
Edição 
Gabriel Augusto Lovato de Carvalho Heloísa Gabriela Hruba Henrique Neto Izadora Dircksen Camargo 
Thumbnail
Paulo R. Krüger 

Este vídeo é produto do projeto de extensão “Vídeos de animação: estratégia de ensino de Sociologia” realizando no IFPR – Campus Ivaiporã.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O que é ABSOLUTISMO? E o que não é? - Conceitos Históricos


Salve, espectadores do canal! No vídeo de (...) vamos responder o que é Absolutismo e explicar o motivo desse conceito ser diferente de Despotismo e Tirania. Parece que é tudo a mesma coisa, certo? Mas não é. 

ERRATA: quem tentou importar o absolutismo para a Inglaterra foi o pai de Charles I, James I. Correção enviada por Valéria Fernandes. VISITE NOSSA LOJA 

Comprando 3 camisetas e usando o cupom OBRIGASTORE você leva pra casa o livro DIREITA E ESQUERDA, do Norberto Bobbio, totalmente de graça! Para acessar nossa loja, basta entrar pelo link https://tinyurl.com/lojaobrigastore

BIBLIOGRAFIA E LEITURAS COMPLEMENTARES
Norberto Bobbio (org) – Dicionário de Políticahttps://tinyurl.com/y45vqxbo








John Miller (org) - Absolutism in Seventeenth Century EuropeP.H. Wilson - Absolutism in Central Europe 

MÚSICA E ÁUDIO: https://vimeo.com/toroaudio*********************** ABERTURA: MOTION DESIGN: sogno.cc 

*********************** 
Apoie-nos financeiramente pelo APOIA.SE:https://apoia.se/obrigahistoria

*********************** 
Visite nosso site para textos, podcast e muito mais:www.leituraobrigahistoria.com 
http://bit.ly/HFMspotifyHISTÓRIA FM: ASSINE NOSSO PODCAST SPOTIFY 
APPLE PODCASTS/ITUNEShttp://bit.ly/HFMapple


*********** PARCEIROS DO CANAL ************ ACERVO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO Blog 
***********************www.acervohistorico.com 
AJUDE O CANAL COMPARTILHANDO-O A PARTIR DESTE LINK: http://bit.ly/obrigahistoria

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Mapas Mentais sobre o Renascimento

A ruptura com os costumes e a visão de mundo conhecida na Idade Média acabou influenciando uma série de artistas europeus. Esse novo momento das artes ficou conhecido como Renascimento Artístico e Cultural, pois na verdade, a arte renascia após um longo período medieval sem produção cultural, a chamada “noite dos mil anos”. Nota-se que este termo é pejorativo, pois, na Idade Média, houve, sim, produção artística e cultural, porém pautada em outras características, dentre elas a que vimos acima, o teocentrismo.

O Renascimento pode ser dividido em três etapas conhecidas como Trecento, Quattrocento e Cinquecento, com algumas pequenas variações. Porém, devemos assinalar que o berço do Renascimento é a Itália, devido à grande presença de nobres mercadores que patrocinavam esses artistas. Tal prática é conhecida como mecenato. Na fase do Cinquecento, com a crise de mercado que afetou a Itália devido às Grandes Navegações, o Renascimento se espalhou por outras regiões da Europa, como por exemplo: Espanha, Inglaterra e Holanda.

Leonardo da Vinci talvez seja o nome mais conhecido do período renascentista, porém, outros artistas foram importantes para que esse período ficasse bastante conhecido no momento de transição para a Idade Moderna. Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Michelangelo, William Shakespeare, Miguel de Cervantes, dentre muitos outros fizeram parte desse período do Renascimento.
Fonte: Descomplica









quinta-feira, 15 de agosto de 2019

"O Melhor do Folclore Brasileiro - Saci, Iara, Boto Cor-de- Rosa, Curupira - Foca na História"


O Melhor do Folclore Brasileiro - Saci, Iara, Boto Cor-de- Rosa, Curupira e muito mais




Apoie nosso canal - Conheça nossa campanha no APOIA-SE: https://apoia.se/focanahistoria
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: @Don_Foca https://twitter.com/Don_Foca
Pagina Facebook: Don Foca https://www.facebook.com/donfoca/

Muito obrigado aos nossos Apoiadores :)
- William Jimbo.
- Enderson Hanzen.
- e outros 3 mamíferos que preferiram continuas anônimos.
- Thiago da Silva.
- Ronald Verri.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

"Afinal, o que é cultura?" - Sociologia Animada


Será que sabemos que o significa cultura? Será que existe um consenso sobre este conceito? Bom, essas são as duas principais perguntas que norteiam este vídeo! Divirtam-se! Não esqueça de deixar seu like e compartilhar!
Este vídeo é produto do projeto de extensão “Vídeos de animação: estratégia de ensino de Sociologia” realizando no IFPR – Campus Ivaiporã.
Créditos Roteiro Henrique Neto Ilustração Gabriel Augusto Lovato de Carvalho Heloísa Gabriela Hruba Edição Gabriel Augusto Lovato de Carvalho Heloísa Gabriela Hruba Henrique Neto
Referências bibliográficas:
LEVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. p. 11-40
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1989.
LARAIRA, R. “Parte II: Como opera a cultura”. In: Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p. 66-101.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

"Histórias Bíblicas - Gênesis: O Início de Tudo, Adão e Eva, A Arca de Noé e A Torre de Babel" - Foca na História



Histórias Bíblicas - Gênesis: O Início de Tudo, Adão e Eva, A Arca de Noé e A Torre de Babel #Mitologia #História #Educação #FocaNaHistória Apoie nosso canal - Conheça nossa campanha no APOIA-SE: https://apoia.se/focanahistoria Siga-nos nas redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/bruno_donfoca/ Twitter: @Don_Foca https://twitter.com/Don_Foca Pagina Facebook: Don Foca https://www.facebook.com/donfoca/ Muito obrigado aos nossos Apoiadores :) - William Jimbo - Enderson Hanzen - Thiago da Silva - Ronald Verri - e outros 3 mamíferos que preferiram continuas anónimos

terça-feira, 18 de junho de 2019

"Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água"



Animação brasileira fala sobre a seca no Nordeste: Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água.


Esta é uma história em desenho animado ambientada no sertão nordestino. Conta a luta de um calango na sua árdua busca pela sobrevivência. Calango é uma espécie de lagarto. E o personagem deste desenho animado tem nome e sobrenome: Calango Lengo. Guarde esse nome. Na abertura do desenho observa-se a a caatinga, vegetação mais adaptada à aridez do clima.
A vegetação da caatinga é retratada no desenho animado: 
Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água. (Foto: Divulgação/ Reprodução)
Logo adiante está um calango, retirando água de uma cisterna.  Mas este calango está sem sorte: é a última gota d'água, que evapora antes mesmo de chegar ao chão.
Calango lengo vê a última gota d'água. (Foto: Divulgação/ Reprodução)
De sua plantação de milho não sobrou nada. Calango Lengo olha para o céu, mas não enxerga nenhum sinal de chuva. A sua barriga ronca, é a fome que castiga. E o pior de tudo:  a morte está por perto. Ela é traiçoeira.
Calango Lengo  - um encontro com  a morte. (Foto: Divulgação/ Reprodução)
 Calango Lengo tenta resistir. Ele vai fugir da morte. Acuado em sua casa ele busca a ajuda do céu para salvar sua vida, pois ele está muito próximo de morrer de fome. Ele precisa urgentemente da chuva.
Calango Lengo - a religiosidade nordestina é um traço importante desse desenho animado
(Foto: Divulgação/ Reprodução)
Qual será seu destino?
Confira a segunda Sessão Desenho, do Blog de Geografia (Suburbano Digital). Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água.
Sinopse: Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte como foge o rato do gato.

Calango Lengo
Ficha Técnica
Edição: Alessandro Monnerat 
Edição de som: Ana Luiza Pereira 
Produção Executiva: Érica Valle 
Finalização: Alessandro Monnerat 
Dublagem: Chica Xavier 
Mixagem: Luiz Adelmo 
Música: Marcos Campello 
Cenários: Luciano do Amaral

Prêmio Escola Nota Dez - SPAECE 2018 - SEDUC-CE


 

Vídeo da Solenidade de Premiação das Escolas Nota Dez - 2018, Onde o Governo do Ceará realizou no dia 06/06/19, às 8 horas, no Centro de Eventos do Ceará, a entrega do Prêmio Escola Nota Dez para as melhores escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2018. A solenidade de premiação contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e da Secretária da Educação, Eliana Estrela.
Para mais informações sobre o programa acesse: www.idadecerta.seduc.ce.gov.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

"Eu Só Peço a Deus" - Inquérito (Revisitando o Período da Escravidão)


Fonte: Inquérito


Letra:
"Eu só peço a Deus" 
Deixa eu te falar, vim te confessar 
Acho que eu também sou poeta e não aprendi a amar 
Cruzes que eu já carreguei, cada um com a sua é a lei 
Ontem mesmo eu perguntei: "Por que que eu nunca parei? Hein?" 
Quer saber o que me move? Quer saber o que me prende? 
São correntes sanguíneas, não contas correntes 
Não conta com a gente pra assinar seu jornal 
Vocês descobriram o Brasil, né? Conta outra Cabral 
É um país cordial, carnaval, tudo igual 
Preconceito racial mais profundo que o Pré-Sal 
Tira os pobre do centro, faz um cartão postal 
É o governo trampando, Photoshop social 
Bandeirantes, Anhanguera, Raposo, Castelo São heróis ou algoz? 
Vai ver o que eles fizeram 
Botar o nome desses cara nas estrada é cruel 
É o mesmo que Rodovia Hitler em Israel 

Também quero a revolução, mas não sou imbecil 
Quem não sabe usar um lápis, não vai saber usar um fuzil 
Por isso os mic, as Mk e os spray pra mostrar 
Quem vai tá preparado pra segurar as AK 
Mas vem cá, ó na rua é salve geral e os moleque, sobe os PM 
E o rap tenta ser legal, se esvazia e sobe os BPM 
E quanto mais a velocidade 
Vê-ve-velocidade das batida aumenta 
Maior viagem, mas as mensagens 
São entendidas em câmera lenta 
Nosso esporte predileto ainda é lotar os bares 
Esvaziar os lares, mano, nós somos milhares 
Miseráveis na arquibancada se matando 
E os 22 milionários se divertindo em campo 
Violência vicia soldado e eu sei bem (Bem!) 
A guerra não é santa nem aqui e nem em Jerusalém 
É o Brasil da mistura, miscigenação 
Quem não tem sangue de preto na veia deve ter na mão 
Eu só peço a Deus!

Eu Só Peço a Deus - uma história de Levi Riera 
Inscreva-se no canal oficial Inquérito: http://bit.ly/InqueritoYT 
Adquira os produtos oficiais Inquérito: http://www.souinquerito.com.br/loja 
para ouvir/baixar: http://smarturl.it/eusopecoadeus 
Álbum Corpo e Alma (2014) Música | Dj Duh/Marcelo Cruz Letra | Renan Inquérito Backing Vocals | Pop Black Baixo | Marcelo Cruz Guitarra | Scott Oak Produção | Marcos Elias Assistente Produção | Alexandre Ribeiro Lettering | Bruna Menezes (Serifa_) Agradecimentos: A todos envolvidos direta e indiretamente e que colaboraram para a conclusão desta obra, Prefeitura de Rifaina (MG), Prefeitura de Conquista (MG), Gratidão! Ficha técnica do clipe: Elenco Pai Escravo | Ricardo Gonzaga Filho Escravo | Jordan Victor Nascimento Silva Capitão do Mato | Raul Ferreira Netto Coronel | Jorge Nehme Hanna El-Armali Esposa do Coronel | Patricia Souza Filho do Coronel | Bruno Cesar Mahler Bragato Filha do Coronel | Priscila Mahler Bragato Escravo | Euripedes Barbosa Escravo | Paulo Negrett Escravo | Gilberto Cavalheiro Escravo | Milton Lessa Neto Mucama | Raquel Kel Cassimiro Mucama | Bia Lessa Mucama | Fernanda Aparecida de Castro Damaso Escravo | Samuel Cassemiro Rodrigues Escravo | Luiz Antônio Rodrigues Escravo | Tiré Escravo | Jhonny Moreira Capataz | Marcos Andre Leao Capataz | Fransergio Moraes Capataz | Jorge Rios Capataz | Dindão Equipe Direção | Levi Riera 1º Assistente de Direção | Nico Matteis 2º Assistente de Direção | Livia Stacciarini Roteiro | Levi Riera & Vinícius Vitti Diretor de Fotografia | Hugo Takeuchi 1º Assistente de Fotografia | Rafael Vieira 2º Assistente de Fotografia/Logger | Filipe Luchessi Video Assist | Julia May Gaffer | Toti Cardoso Direção de Arte | Karla Salvoni Aderesista/Pintora de Arte | Bruna Vizer Figurinista | Silvana Moura Assistente Figurino | Milton Fucci Maquiagem | Rachel Ramos Produção Local/Casting | Eli de Souza & Ernani Baraldi Assistente de Produção/locação | Valdo Castro Motorista | Vicente Quintino Romeu Montagem | Bruno Costa & Levi Vatavuk Assistente de Montagem | Lika Braz Colorista | Marcio Pasqualino (Psycho N’ Look) Sound Designer | Sergio Found e Vitor Motter (Saxsofunny) Comp Smoke | Daniel T. Muller (Dogs Can Fly) Making of | Ernani Baraldi Produtora | Dogs Can Fly Apoio Psycho N’ Look Elitecam 
www.souinquerito.com.br
www.facebook.com/inquerito 
www.twitter.com/renan_inquerito 
www.instagram.com/renaninquerito 
contato: + 55 11 96445-2007 contato@souinquerito.com.br

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

"Temos livre-arbítrio? Quem toma nossas decisões?" | Nerdologia


Fonte: Nerdologia
ACHIEVE LANGUAGES Instagram: https://goo.gl/XXbWew Site: https://goo.gl/pWRPWN Facebook: https://goo.gl/SWl9SA No Nerdologia de hoje vamos ver se somos realmente nós que fazemos as nossas escolhas. Apresentação e Roteiro: Átila Iamarino - http://www.twitter.com/oatila Edição e Arte: Estúdio 42 - http://www.estudio42.com.br Apoio: Paloma Mieko - http://instagram.com/atilaepaloma FONTES Who's in Charge?, por Michael Gazzaniga: http://amzn.to/2jAUkxZ Libet, Benjamin, Curtis A. Gleason, Elwood W. Wright, and Dennis K. Pearl. "Time of conscious intention to act in relation to onset of cerebral activity (readiness-potential)." Brain 106, no. 3 (1983): 623-642. Soon, Chun Siong, Marcel Brass, Hans-Jochen Heinze, and John-Dylan Haynes. "Unconscious determinants of free decisions in the human brain." Nature neuroscience 11, no. 5 (2008): 543-545. Brasil-Neto, Joaquim Pereira, Alavaro Pascual-Leone, Josep Valls-Sole, Leonardo G. Cohen, and Mark Hallett. "Focal transcranial magnetic stimulation and response bias in a forced-choice task." Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry 55, no. 10 (1992): 964-966. Vohs, Kathleen D., and Schooler, Jonathan. "The Value of Believing in Free Will'." Psychological Science 19 (2008): 49-54. SAIBA MAIS Os melhores livros que li em 2016: https://goo.gl/YOaNPo Como ouvir audiolivros: https://goo.gl/daUVCj Bibliografia do Nerdologia: https://goo.gl/KZf4bM E O Cérebro Criou o Homem, por António R. Damásio: http://amzn.to/2jN7O7r ASSISTA TAMBÉM Nerdologia 100 - O que somos nós? : https://goo.gl/aEedkT Nerdologia 27 - Os Poderes Reais do Magneto: https://goo.gl/KfYhDw MATERIAL USADO criacao de adao: https://goo.gl/FNO28n blue pill: https://goo.gl/9bB5oI marionete: https://goo.gl/nhu699 matrix: https://youtu.be/zE7PKRjrid4 goku: https://goo.gl/GZKC3t mib: https://youtu.be/aJCCUdK7PiU mind blown: https://youtu.be/9CS7j5I6aOc evil dead: https://goo.gl/c5eSCV insed out: https://youtu.be/k1oXx4delIY magnto e xavier: https://goo.gl/AXZGPo memoria insed out: https://goo.gl/GpEZmq revolução dos bichos: https://youtu.be/YGCo5Tva39s SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: Facebook http://www.fb.com/CanalNerdologia G+: http://bit.ly/1hNOvpD Twitter: http://twitter.com/CanalNerdologia Instagram: http://instagram.com/nerdologia

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Gabriel O Pensador, Chemical Surf, Dj Meme - Tô Feliz (Matei O Presidente) 2 (Official Music Video)

Para baixar ou ouvir em todas as plataformas:https://Austro.lnk.to/ToFelizMateiOPr... Rompendo a barreira entre gêneros, unindo Hip Hop e Música Eletrônica, Gabriel O Pensador, Chemical Surf e Dj Meme lançam releitura da faixa "Tô Feliz (Matei O Presidente) 2". A faixa será lançada em todas as plataformas em 14/09 pela Austro Music (Som Livre).