segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O Processo de Independência do Brasil

Para compreender o significado histórico da independência do Brasil, levaremos em consideração duas importantes questões:
Em primeiro lugar, entender que o 07 de Setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII.  Ainda é muito comum a memória do estudante associar a independência do Brasil ao quadro de Pedro Américo, "O Grito do Ipiranga", que personifica o acontecimento na figura de D. Pedro.


1 - O quadro "Independência ou Morte", de Pedro Américo, é uma cópia de outra obra famosa, "Napoleão em Friedland", do francês Jean Louis Messonier, hoje exposta no Metropolitan Museum de Nova York. Tudo indica que a mais conhecida cena da Independência do Brasil, foi, na verdade, um plágio mal disfarçado.
2 - Ao subir a Serra do Mar,de Santos para São Paulo, no dia 07 de Setembro de 1822, D. Pedro não montava um belo cavalo alazão, como mostra o quadro de Pedro Américo. Na verdade, cavalgava um mula de carga, "uma bela besta baia", segundo a expressão usada por uma testemunha. Era essa a forma correta de subir a serra naquele tempo de estradas esburacadas e perigosas.
Continue lendo outros pontos importantes: "O Verbo em movimento"

Em segundo lugar, perceber que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas característica do período colonial.

Aprofunde a leitura acerca do processo de independência do Brasil: Historianet




Nenhum comentário:

Postar um comentário