terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestação contra a Aprovação do Projeto de Lei Nº 035/2013 que cria o Instituto de Previdência Municipal, responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos de Iguatu

Foi realizada uma grande manifestação no dia 18 de junho de 2013 (terça-feira), partimos da Praça Gonçalves de Carvalho (Praça da Caixa Econômica Federal) chegando à Câmara Municipal de Iguatu, ocupando-a de maneira pacífica.

"As manifestações que começaram em São Paulo e se espalharam por grandes centros urbanos agora chegam ao interior do Ceará. Cerca de mil manifestantes participaram ativamente no município de Iguatu - CE. Servidores municipais e estudantes usando nariz de palhaço e conduzindo faixas e cartazes gritavam palavras de ordem. Depois de ocuparem o plenário, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e pediram que os vereadores respeitassem os direitos dos servidores municipais. 'Nós somos contra esse projeto porque traz risco para todo o funcionalismo', disse a presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde), Sílvia Bandeira. 'Essa proposta não pode ser aprovada'.
Na quinta-feira da semana passada, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Iguatu com o objetivo de debater o projeto de lei. Houve protesto dos servidores que gritaram e vaiaram aqueles que se manifestaram a favor. O clima entre o funcionalismo é de revolta e rejeição à mudança, isto é, substituição do Regime Geral de Previdência Social do INSS para um Sistema de Previdência Municipal, administrado pela prefeitura.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, determinou a retirada do projeto de lei. 'Não houve consenso e preferimos retirar o projeto de pauta', disse. Aderilo lembrou que 90% das prefeituras no Brasil discutem projeto semelhante e hoje em dia os municípios são fiscalizados, reduzindo riscos contra o fundo municipal previdenciário.
Servidores públicos e centenas de estudantes participaram do ato público. Os manifestantes pediram melhoria nos setores de saúde e de educação. A sessão deveria ter iniciado às 17 horas. Somente às 18 horas foram abertas as atividades, após o presidente do legislativo, Bandeira Júnior ter negociado com as lideranças do movimento. A presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais, no Ceará, Enedina Silva, disse em plenário que o movimento foi vitorioso (...). Bandeira Júnior leu o texto de retirada do projeto que estava em tramitação. Depois do pronunciamento de Enedina Silva, disse que a Câmara é a casa do povo e declarou encerrada a sessão." Fonte: Diário do Nordeste - Centro Sul (Honório Barbosa)

O anúncio da "retirada" do projeto da pauta.

Manifestação de Servidores e Estudantes - Caminhada da Praça da Caixa Econômica Federal à Câmara Municipal de Iguatu


Chegada à Câmara Municipal de Iguatu - CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário