sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Educação Emocional na Escola - Indicadores da Qualidade na Educação - Avaliação na Educação - O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender - Aprender a Estudar com Eficácia
Livro: Educação Emocional na Escola
Livro: Indicadores da Qualidade na Educação
Livro: O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender
Aprender a Estudar com Eficácia
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Reflexão sobre o Capital Cultural dos estudantes
A metáfora criada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu busca explicar como a escola, ao não levar em conta o capital cultural de alunos vindos de diferentes meios sociais, ajuda a manter essas diferenças e estratificar a sociedade.
Para Pierre Bourdieu, a educação 'capital cultural' consiste num princípio de diferenciação quase tão poderoso como o do capital econômico, uma vez que toda uma nova lógica da luta política só pode ser compreendida tendo-se em mente suas formas de distribuição e evolução. Isto porque, o sistema escolar realiza a operação de seleção mantendo a ordem social preexistente, isto é, separando alunos dotados de quantidades desiguais - ou tipos distintos - de 'capital cultural'.
Leia o artigo abaixo:
A Escola e o sucesso escolar: Algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu
(Debora Cristiana Piotto)
domingo, 15 de dezembro de 2013
"A TV Brasileira vista pelos Estrangeiros" (Legendado) - Cultura Perversa
"A TV Brasileira vista pelos Estrangeiros"
Daisy Donovan
The Greatest Shows on Earth: 1ª Temporada - Episódio 01
Edição de vídeo e áudio por Mªx Castro
Legendas por novoiluminismo.
A apresentadora britânica Daisy Donovan viaja pelo mundo conhecendo a programação das TVs locais. Neste episódio ela explora a TV aberta brasileira, e experimenta nos bastidores como funciona a programação e o peso que a mídia tem sobre a população, tanto como controladora ideológica como sensacionalista ou de tendência histórico cultural. Daisy tenta compreender os meios utilizados pela mídia para chegar ao gosto do telespectador, tanto com programas fúteis visando a audiência como outros programas que dão voz ao povo. É a visão da TV brasileira fora do país.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
"A Era da Estupidez" (Legendado)
Para qualquer pessoa que se preocupe com o estado de nosso planeta, este é um filme obrigatório. A diretora é a ex-baterista de rock e cineasta autodidata Franny Armstrong. Misto de documentário, ficção e animação, ele conta uma história estarrecedora: a destruição da Terra, causada pela insensatez da humanidade.
Leia mais em: Planeta Sustentável
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Documentário sobre Nelson Mandela - "Mandela Day"
Documentário sobre Nelson Mandela, "O Homem Por Trás da Lenda", da NatGeoTV.
Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993,e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.
Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade - como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação de seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.
Criticado muitas vezes por ser um pouco egocêntrico e por seu governo ter sido amigo de ditadores que foram simpáticos ao Congresso Nacional Africano, a figura do ser humano que enfrentou dramas pessoais e permaneceu fiel ao dever de conduzir seu país, suprimiu todos os aspectos negativos.
Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência.No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".
Não deixe de assistir a um trecho de Invictus, filme que aborda o estilo de liderança e os valores humanitários de Nelson Mandela:http://www.youtube.com/watch?v=dHyycx...
Noticiário sobre a doença, as hospitalizações e a morte de Mandela:
05/12/2013 - A morte de Nelson Mandela : http://noticias.uol.com.br/internacio...
Acesse o ótimo infográfico sobre Nelson Mandela: G1 Mundo
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Revisões de História
8º Ano
"O Processo de Independência do Brasil/ I Reinado e os Movimentos na Europa na primeira metade do século XIX"
"O Processo de Independência do Brasil/ I Reinado e os Movimentos na Europa na primeira metade do século XIX"
Foco nas páginas 2, 3 e 4
7º Ano
"Expansão Marítima Europeia e as Civilizações 'Pré-Colombianas'"
Vídeo com Historiador Boris Fausto - Brasil Império I
Observação: O material do 6º ano já foi publicado, abordando os Fenícios (07/10), Hebreus (07/10) e Gregos (13/11).
domingo, 1 de dezembro de 2013
I Natal Solidário no CAIC (Iguatu - CE)
A EEF Francisco das Graças Alves Berto - CAIC, em Iguatu - CE, participou no dia 30 de novembro (sábado) de 2013 a oficialização da ação integrada do I Natal Solidário de Iguatu, idealizada pelo Ministério Público, com apoio da OAB/Iguatu, Diocese de Iguatu, Prefeitura e várias entidades.
"A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos e dinheiro para alugar carros pipa que irão atender as comunidades mais atingidas pela seca."
Durante dias, a comunidade escolar, doou alimentos que serão repassados a Promotoria de Justiça e culminou no dia 30 com várias ações dentro da instituição, onde tivemos gincana no ginásio, atendimento de saúde no centro de multimeios e exibição de filme no auditório. Após essas atividades, todos os participantes foram contemplados com um belíssimo caldo.
"Os locais que estão recebendo doações: SESC de Iguatu, Rotary Club, OAB/Iguatu, CDL, Paróquias de Iguatu, Promotoria de Justiça de Iguatu, Rádio Liberdade, Rádio Jornal, Antena Sul FM, Escola Modelo e demais instituições municipais, inclusive o CAIC.
Novas informações sobre a campanha, ligue: (88) 3581-0763."
Professores Júlio Cézar e Núbia |
domingo, 24 de novembro de 2013
Culminância das ações da Cultura Africana e Afro-Brasileira na EEF Francisco das Graças Alves Berto - CAIC (Iguatu - CE)
Tema: História e Cultura Africana e as Influências na Formação da Cultura Afro-Brasileira
Foi realizada no dia 23 de novembro (sábado) a culminância das ações da cultura africana e afro-brasileira no auditório da EEF Francisco das Graças Alves Berto - CAIC, no município de Iguatu - CE, coordenada pelos professores da área de Humanas (Francisca Bezerra - Júlio Cézar - Maria Núbia e Renato).
Possuindo como base o ano de 2013, foram articulados o desenvolvimento de poesias, produções textuais, desenhos, coral, danças e rituais, dentre outras ações em todas as disciplinas, focando a interdisciplinaridade com a temática em questão.
Possuindo como base o ano de 2013, foram articulados o desenvolvimento de poesias, produções textuais, desenhos, coral, danças e rituais, dentre outras ações em todas as disciplinas, focando a interdisciplinaridade com a temática em questão.
As ações pautaram-se na lei federal 10.639/2003, a qual determina que seja ensinada nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro-brasileira além de proporcionar aos educandos a oportunidade de conhecer e reconhecer a importância dos povos africanos na história do Brasil e a influência destes povos na cultura, religião, culinária e nos costumes brasileiros.
O evento foi desenvolvido conforme a programação abaixo:
Boas vindas: Professora Coordenadora Eunice.
Abertura e apresentação da proposta: Professor Renato.
1º Momento:
- Ritual Religioso - Culto a Iemanjá - Estudantes do 7º Ano C.
- Vídeo - Cultura Afro-Brasileira.
- Leitura do objetivo - Estudante Giselly (7º Ano).
- Clipe da música - Quem planta preconceito (Natiruts).
- Leitura dramatizada da poesia "Resgate" - Estudante Nataele (9º Ano).
2º Momento: Danças
- Vídeo Educativo produzido pelos estudantes da EEM Joaquim Valdevino de Brito (Crato - CE) para o evento: "Curta Histórias" - Edição 2013. Inclusive este vídeo está entre os finalistas, acesse e assista os outros sobre a temática: Curta Histórias - 2013 - "Um Brasil Muitas Áfricas":
- 1ª Dança - Roda de Samba - Estudantes dos 6ºs A e B.
- 2ª Dança - Waka Waka (Shakira) - Estudantes dos 7ºs A e B.
- 3ª Dança - Maculelê - Estudantes dos 8ºs A, B e C.
- Leitura dramatizada da poesia "Dançando Negro" (Éle Semog) - Estudante Valter (9º Ano).
3º Momento: Apresentação e caracterização
- Clipe da música: Antigamente quilombos, hoje periferia (Z'áfrica Brasil).
- Roda de Capoeira - Estudantes do Programa Mais Educação (Monitores responsáveis - Samara e Gessieudo).
- Leitura dramatizada da poesia "Linhagem" (Paulo Assumpção) - Professor Renato
- Canto Coral - Mama África (Chico César) - Estudantes dos 9ºs.
- Ritual Religioso - Culto aos Orixás - Estudantes do 7º Ano C.
4º Momento: Conclusão e agradecimentos a todos os presentes e colaboradores (Estudantes, Pais/Responsáveis, Professores, Multimeios, Monitores do Programa Mais Educação e Núcleo Gestor)
- Vídeo com Morgan Freeman e seu posicionamento acerca da "consciência negra"
Fotos da Culminância:
Assinar:
Postagens (Atom)