segunda-feira, 29 de setembro de 2025

ARQUIVO.DOC | Indígenas na Confederação do Equador no Ceará

 


O Arquivo.doc mostra como as comunidades indígenas que não viviam isoladas estavam sujeitas ao Diretório dos Índios, lei do século XVIII que tinha o intuito de promover a integração social e política. O Diretório garantiu-lhes direitos como liberdade, propriedade e cargos políticos, permitindo que suas lideranças ocupassem funções de destaque, como vereadores e juízes nas câmaras municipais.

Em 1824, mesmo com relações históricas com a Monarquia, os indígenas apoiaram a Confederação do Equador e alinharam-se contra as elites de Fortaleza. Dessa forma, eles se juntaram a nomes como Tristão Gonçalves e Pereira Filgueiras, algumas das lideranças do interior, e provocaram motins em diversas vilas.

O roteiro e a produção do Arquivo.doc são assinados pela jornalista Ana Célia de Oliveira, com sonorização de Angela Gurgel. A trilha sonora é de Angelo Ceccatto. A edição e as artes de divulgação são de Daniel Cardoso. As imagens são de Cristiano Freitas (MT Vídeo) e Marcelo Alves, com áudio e assistência de câmera de Charles Ciríaco (MT Vídeo) e Ronald Martins (MT Vídeo).

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ Youtube: /@ALECETV

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

ARQUIVO.DOC | Padaria Espiritual

 


Em tempos difíceis (pandemia), o Núcleo de Documentários da TV Assembleia lança mais um programa que fala da nossa história: o Arquivo. Doc. Esse novo trabalho resgata depoimentos e imagens que estão nos arquivos da TV Assembleia. No programa, de estreia, a Padaria Espiritual. A arte de abertura é de Angela Gurgel e Daniel Cardoso. A música “Mãe Terra ” é de Alan Kardec.

A Padaria Espiritual foi um importante movimento literário criado em 1892, no Café Java, Centro de Fortaleza. Seus idealizadores, os jovens escritores da época, denominaram a agremiação como “uma sociedade de rapazes de Letras e Artes”. As gravações foram realizadas por ocasião do documentário sobre o poeta Antonio Sales.

A produção do programa é da jornalista, Ana Célia de Oliveira, com roteiro e pesquisa musical de Angela Gurgel, coordenadora do Núcleo de Documentários. A edição é de Daniel Cardoso e finalização, de Vinícius Augusto. As demais artes são de Daniel Cardoso. As imagens para este
Arquivo.Doc são de Marcelo Alves, Nilson Filho e Salomão Costa. A equipe do Núcleo de Documentário é composta pelos profissionais Angela Gurgel, Ana Célia de Oliveira, Janaína Gouveia, Vinícius Augusto, Daniel Cardoso e Marcelo Alves.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

ARQUIVO.DOC | Documentário "O Caldeirão do Beato José Lourenço"


A obra, produzida e exibida pela primeira vez em 2011, conta a história da comunidade do Caldeirão, fundada em 1926 por José Lourenço, filho de escravos alforriados que se tornou beato e liderou a comunidade por 10 anos.

José Lourenço nasceu na Paraíba em 1872 e foi para Juazeiro do Norte em 1892. Começou a liderar uma missão em Baixa Dantas, localidade para onde Padre Cícero enviava famílias que fugiam da seca na região. Expulsos do sítio de Baixa Dantas no ano de 1926, José Lourenço e a comunidade migraram para o chamado Caldeirão dos Jesuítas, local que ficou conhecido, posteriormente, como o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. Na comunidade do Caldeirão, José Lourenço abrigava as famílias retirantes, e a produção do local era dividida entre todos os moradores. O Governo Federal, com receio de que a comunidade se tornasse um movimento messiânico, promoveu uma invasão em 1936 e, em 1937, as Forças Armadas bombardearam o local, liquidando de vez a comunidade.
A locução do programa Arquivo.Doc é da jornalista Janaína Gouveia. A direção de fotografia e montagem do Arquivo.Doc é de Vinícius Augusto Bozzo, com edição original de Daniel Cardoso e Ana Célia de Oliveira, responsável pela produção e roteiro. A coordenação e direção dos trabalhos é de ângela Gurgel. O Núcleo de Documentários da TV Assembleia conta ainda com o videomaker Marcelo Alves e com Mariana Bueno, estagiária da UFC.