sexta-feira, 2 de agosto de 2024

"Mapa Mental: Patrimônio Cultural" Descomplica


O Brasil, como diz o nosso mestre da história, Pellizzari, possui um notável hibridismo cultural. O que isso quer dizer? Quer dizer que nosso país é rico em uma gama de diversidade cultural. A cultura é todo costume de uma sociedade, desde a culinária até mesmo a religião. A vasta extensão do nosso território também contribui em muito para todas essas diferenças internas. Mas é importante lembrar que as diferenças são o que tornam nosso Brasil tão rico e especial.
As culturas material e imaterial fazem parte do patrimônio cultural de todo país. Patrimônio histórico e cultural é todo bem móvel, imóvel ou natural. Ele marca de forma significativa cada sociedade. É importante saber que esse patrimônio pode ser classificado tanto como parte da Cultura Material quanto como parte da Cultura Imaterial e abaixo vamos nos situar melhor sobre o que cada uma delas tem como característica.
Quer continuar estudando? o/
Não perca o resumo, as questões comentadas e a lista sobre Patrimônio Cultural Brasileiro! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica!

Fonte: Desconversa

"Patrimônio histórico e cultural" - Juliana Siqueira

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

"Como o Segundo Reinado é cobrado no ENEM" (História Digital)

Os principais tópicos e conceitos do Segundo Reinado.



Segundo Reinado foi o período que ocorreu entre 1840, quando Dom Pedro II assume o poder no Brasil, até 1889, data da Proclamação da República. Este momento foi marcado por muitas transformações sociais e econômicas no país.

Para saber mais detalhes a respeito do período e ficar focado nos tópicos que será abordado abaixo, sugerimos que você leia dois resumo sobre o tema: Resumo sobre Política no Segundo Reinado e o Resumo sobre a Economia e Crise da Monarquia.


Escravidão e Abolicionismo
A questão do escravismo e o movimento abolicionista tem sido um dos temas mais recorrentes na prova de História, desde o início do ENEM, em 1998. A partir do novo ENEM (2009 a 2011), o número de questões diminuiu, mas não quer dizer que não venha a cair nas próximas edições. Fique atento!


Após a Guerra do Paraguai (1865-1870), a escravidão passou a ser cada vez mais questionada e o movimento abolicionista, que defendia o fim da escravidão, ficou ainda mais forte. Isto porque os negros que participaram da guerra tinham a promessa de liberdade quando - e se - voltassem.
Paralelamente ao movimento abolicionista, muitas leis foram criadas com a intenção de acabar com a escravidão ou reduzir seus efeitos. Dentre estas leis, estão a Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário, entre outras.





Em 13 de maio de 1888, a escravidão foi "abolida". No entanto, o fato não significou uma devida inserção dos negros recém-libertos na sociedade brasileira. A muitos faltou trabalho e moradia, condição indispensável ao exercício da cidadania.

Vinda dos Imigrantes
À medida que o escravismo ia perdendo a força no país, a demanda de uma nova força de trabalho aumentava. A crise econômica na Europa, na segunda metade do século XIX - associada a uma forte propaganda - fez com que vários imigrantes europeus viessem ao Brasil, geralmente para trabalhar nas lavouras de café.



      Acesse, também, o Blog interessante sobre a Monarquia de uma forma diferente: