sexta-feira, 10 de maio de 2024
quarta-feira, 1 de maio de 2024
10 curiosidades sobre o Dia do Trabalho (História Digital)
No dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, como forma de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Esta lista vai mostrar algumas curiosidades relacionadas ao Dia do Trabalho. E viva o trabalho.
Gostaria de agradecer a colaboração de Lilian Nascimento, da Agência Ideal, e do professor Ricardo Sayeg, do Colégio Paulista (COPI), que contribuíram com informações para que a lista fosse criada.
- Em Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra a enorme carga horária pela qual eram submetidos, ou seja, 13 horas diárias. A proposta era reduzir para 8 horas diárias, como é hoje (geralmente…).
- Além da diminuição da carga horária, os trabalhadores também exigiam descanso semanal remunerado e um período anual de férias, direitos trabalhistas que ainda não existiam na época.
- A escolha da data de 1° de maio ocorreu para homenagear os trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos. No entanto, as mortes só passaram a ocorrer a partir do dia 03 de maio.
- Apesar da escolha da data ter sido feita por membros da Segunda Internacional Socialista, os oito organizadores das manifestações eram militantes anarquistas, não socialistas.
- Os organizadores das manifestações foram denominados Mártires de Chicago. No monumento erguido a eles, estava o seguinte epíteto: “Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam”.
- Em 23 de Abril de 1919, o senado francês proclamou feriado nacional no dia 1° de Maio. Em 1920, foi a vez da União Soviética. Aqui no Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925.
- Os Estados Unidos não comemoram o Dia do Trabalho no dia 1° de maio, e sim na primeira segunda-feira de setembro. Na Austrália comemora-se a data em duas ocasiões: na parte ocidental, em 04 de março e, na parte meridional, em 07 de outubro.
- Em 1940, o presidente Getúlio Vargas utilizou o 1° de maio para anunciar o novo salário mínimo. Em 1941, a data foi usada para marcar a criação da Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões.
- Como Vargas utilizava a data para apresentar boas notícias aos trabalhadores, a data perdeu seu sentido original. Até então marcado por piquetes e protestos, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares.
- Mesmo sendo um feriado nacional no Brasil, a Bahia ficou 55 anos sem comemorar a data porque os governantes acreditavam que era uma contradição não trabalhar no dia do Trabalho.
Questão: Alienação do Trabalho
Na prova do Enem 2001, tente resolver esta questão sobre os efeitos da alienação, decorrentes da intensa divisão do trabalho, que ocorreu no contexto da industrialização do século XIX. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova. Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.
Questão
Questão 04: “… Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; …”
(SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985).
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os perários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.
Dentre essas afirmações, apenas:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I e III estão corretas.
Confira a resolução: História Digital/Questão: Alienação do Trabalho
"Karl Marx e o Trabalho como Categoria Central" - Sociologia Animada
Fonte: Sociologia Animada
ATENÇÃO, este vídeo é continuação de outro vídeo sobre Marx!
Sempre que falamos de trabalho já pensamos em algo enfadonho e cansativo. Contudo, para Marx, é o trabalho que transforma a Humanidade e possibilitou chegarmos onde chegamos! Assista o vídeo para compreender um pouco sobre esse importante conceito marxiano!
Créditos
Roteiro
Henrique Neto
Ilustração
Gabriel Augusto Lovato de Carvalho
Heloísa Gabriela Hruba
Edição
Gabriel Augusto Lovato de Carvalho
Heloísa Gabriela Hruba
Henrique Neto
Este vídeo é produto do projeto de extensão “Vídeos de animação: estratégia de ensino de Sociologia” realizando no IFPR – Campus Ivaiporã.
Assinar:
Postagens (Atom)