segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

"Os Cearenses - História do Ceará Comentada" - Fundação Demócrito Rocha - FDR

História do Ceará: Início da Ocupação

Primeiro vídeo da Série História do Ceará, abordando:
1 - Ocupação do Brasil: Panorama Nacional da Colonização;
2 - Ceará quase esquecido: Panorama Estadual da Colonização;
3 - Tentativas de ocupação. 3.1. Por Pero Coelho; 3.2. Pelas Missões Jesuíticas; 3.3. Por Martim Soares Moreno.
4 - Resumo.
Resumo da exibição: História do Ceará.

Campos de Concentração do Ceará - Século XX

Agência Brasil - No Caminho dos Campos de Concentração do Ceará:

Em 1932, seis campos de concentração, em todo o Ceará, reuniram pelo menos 73.918 flagelados, segundo registros da época. Famintos, eles buscavam refúgio para sobreviver à seca. A equipe de reportagem da Agência Brasil percorreu o interior do estado 86 anos depois para verificar como vive hoje a população nas proximidades dos antigos campos.


Fonte: Agência Brasil

TV Folha - No Ceará do passado, pobre era confinado em campo de concentração:

Com as estiagens do início do século 20, famintos dirigiam-se à capital do Ceará, assombrando as elites que idealizavam uma Fortaleza "belle époque", moderna e limpa. O governo criou currais para confinar milhares de retirantes; hoje, alguns tentam evitar que a memória desses lugares se apague.


Fonte: TV Folha

Valdecy Alves - Documentário - Campos de Concentração Patu - Cariús e Buriti:
Documentário que mostra os 03 grandes Campos de Concentração da Seca de 32 no Ceará. O Campo de Concentração do Patu, onde houve a maior mortandade, em Senador Pompeu, o Campo de Concentração de Cariús e o Campo de Concentração do Buriti, no Crato, este o maior de todos. Imagens inéditas, depoimentos de sobreviventes e a clara demonstração desse genocídio. Ainda a Caminhada da Seca, que reúne anualmente mais de 6.000 pessoas que se deslocam até o cemitério do Patu, no meio da Caatinga, em memória das vítimas santificadas pela religiosidade popular. E assim, mudando-se a narrativa da história das secas, da relação da sociedade e do Poder Públicos com a grande maioria dos excluídos desde os tempos coloniais.






TV Diário - Campo de concentração onde 'flagelados da seca' eram aprisionados é tombado no Ceará:

O campo de concentração Patu, que fica em Senador Pompeu, erguidos no Ceará em 1915 e 1932, eram espaços de aprisionamento para evitar que retirantes saídos do interior chegassem a Fortaleza. Matéria exibida em 22 de julho de 2019 no programa Diário Regional. Para assistir nossa programação online, acesse: http://www.tvdiario.tv.br/aovivo



Fonte: TV Diário

Uma História a mais - CAMPOS de CONCENTRAÇÃO no Brasil?
No Brasil já foram construídos sete campos de concentração para aprisionar mendigos e doentes. As secas de 1915 e de 1932 no Ceará levaram milhares de pessoas a buscar ajuda na capital, mas elas foram conduzidas para os chamados "currais do governo", longe das cidades, onde grande parte acabaria morrendo de fome e cólera.




"História do Ceará e Preceitos Ecológicos de Padre Cícero"



História do ceará from Pérysson Nogueira

Preceitos Ecológicos do Padre Cícero

Os Cearenses - História do Ceará Comentada - Fundação Demócrito Rocha





Os Cearenses - Historia do Ceará na Sala de Aula. Manual apresentado pelo professor Airton de Farias, com dicas​ e ​sínteses para aplicação dos documentários em sala de aula​.​

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Como a Revolução Industrial é cobrada no ENEM? (História Digital)

Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas que iniciou na Inglaterra, no século XVIII, com grande impacto na economia e nas relações de trabalho e produção. Estas mudanças consolidaram o sistema capitalista de produção.

Mudanças Tecnológicas

A Revolução Industrial promoveu uma série de mudanças tecnológicas que tiveram grande impacto na economia e também na vida humana. A instalação de fábricas nas cidades gerou um movimento de migração em massa para os núcleos urbanos – chamado de êxodo rural – cujo impacto a gente sente até hoje.
Questões ambientais, assunto popular atualmente, também tem sua origem na instalação das fábricas, não só pelo impacto na paisagem, mas especialmente por causa da emissão de gases poluentes na atmosfera.

 Movimentos Trabalhistas

A Revolução Industrial acabou gerando uma série de problemas de ordem social, em especial a exploração dos trabalhadores operários nas fábricas. Estes trabalhadores, também chamados de proletários tinham que trabalhar muitas horas por dia, ganhavam salários baixos e viviam sob más condições.
Este cenário fez surgir uma série de movimentos sociais contra a exploração do trabalho, além de doutrinas criadas como opção ao sistema capitalista explorador: o anarquismo, o socialismo científico, entre outros.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

"Mapa Mental: Patrimônio Cultural" Descomplica


O Brasil, como diz o nosso mestre da história, Pellizzari, possui um notável hibridismo cultural. O que isso quer dizer? Quer dizer que nosso país é rico em uma gama de diversidade cultural. A cultura é todo costume de uma sociedade, desde a culinária até mesmo a religião. A vasta extensão do nosso território também contribui em muito para todas essas diferenças internas. Mas é importante lembrar que as diferenças são o que tornam nosso Brasil tão rico e especial.
As culturas material e imaterial fazem parte do patrimônio cultural de todo país. Patrimônio histórico e cultural é todo bem móvel, imóvel ou natural. Ele marca de forma significativa cada sociedade. É importante saber que esse patrimônio pode ser classificado tanto como parte da Cultura Material quanto como parte da Cultura Imaterial e abaixo vamos nos situar melhor sobre o que cada uma delas tem como característica.
Quer continuar estudando? o/
Não perca o resumo, as questões comentadas e a lista sobre Patrimônio Cultural Brasileiro! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica!

Fonte: Desconversa

"Patrimônio histórico e cultural" - Juliana Siqueira

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

"Como o Segundo Reinado é cobrado no ENEM" (História Digital)

Os principais tópicos e conceitos do Segundo Reinado.



Segundo Reinado foi o período que ocorreu entre 1840, quando Dom Pedro II assume o poder no Brasil, até 1889, data da Proclamação da República. Este momento foi marcado por muitas transformações sociais e econômicas no país.

Para saber mais detalhes a respeito do período e ficar focado nos tópicos que será abordado abaixo, sugerimos que você leia dois resumo sobre o tema: Resumo sobre Política no Segundo Reinado e o Resumo sobre a Economia e Crise da Monarquia.


Escravidão e Abolicionismo
A questão do escravismo e o movimento abolicionista tem sido um dos temas mais recorrentes na prova de História, desde o início do ENEM, em 1998. A partir do novo ENEM (2009 a 2011), o número de questões diminuiu, mas não quer dizer que não venha a cair nas próximas edições. Fique atento!


Após a Guerra do Paraguai (1865-1870), a escravidão passou a ser cada vez mais questionada e o movimento abolicionista, que defendia o fim da escravidão, ficou ainda mais forte. Isto porque os negros que participaram da guerra tinham a promessa de liberdade quando - e se - voltassem.
Paralelamente ao movimento abolicionista, muitas leis foram criadas com a intenção de acabar com a escravidão ou reduzir seus efeitos. Dentre estas leis, estão a Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário, entre outras.





Em 13 de maio de 1888, a escravidão foi "abolida". No entanto, o fato não significou uma devida inserção dos negros recém-libertos na sociedade brasileira. A muitos faltou trabalho e moradia, condição indispensável ao exercício da cidadania.

Vinda dos Imigrantes
À medida que o escravismo ia perdendo a força no país, a demanda de uma nova força de trabalho aumentava. A crise econômica na Europa, na segunda metade do século XIX - associada a uma forte propaganda - fez com que vários imigrantes europeus viessem ao Brasil, geralmente para trabalhar nas lavouras de café.



      Acesse, também, o Blog interessante sobre a Monarquia de uma forma diferente: 

      segunda-feira, 3 de junho de 2024

      A História em Quadrinhos: "Absolutismo na Inglaterra - Idade Moderna (XV-XVIII)"

      A História em Quadrinhos - "Idade Média e Renascimento"



      Em breve mais postagens em quadrinhos abordando a História Geral.















      A História em Quadrinhos: "A Revolução Industrial - Idade Contemporânea (XVIII - ...)"


      A História em Quadrinhos: "As Revoluções de 1830 e 1848 - Idade Contemporânea (XVIII - ...)"

      2º Ano - As lutas de independência na América e História em Quadrinhos: "Independências na América Latina - Idade Contemporânea (XVIII - ...)"














      A História em Quadrinhos: "A Era Napoleônica - Idade Contemporânea (XVIII - ...)"








      A História em Quadrinhos: "Iluminismo - Idade Moderna (XV-XVIII)"


      A História em Quadrinhos: 'Revolução Francesa - Idade Contemporânea (XVIII - ...)"









      A História em Quadrinhos: "Reforma e Contrarreforma"




      A História em Quadrinhos: "Idade Moderna e as Grandes Navegações"



      "Os 300 de Esparta" - História em Quadrinhos


      300 é uma Graphic Novel de 1998, publicada originalmente em cinco edições pela editora Dark Horse, sendo publicada no Brasil pela Editora Abril utilizando o mesmo formato, sob o título ''Os 300 de Esparta''. A história tem roteiro, desenho e arte-final de Frank Miller e foi pintada por Lynn Varley. A Graphic Novel descreve a Batalha das Termópilas, ocorrida em 480 a.C., quando 300 guerreiros espartanos comandados pelo Rei Leonidas lutaram até à morte para conter o avanço do exército persa do Rei Xerxes no território grego. O combate atingiu o status de lenda, face à enorme desproporção entre as forças espartanas e persas.    Os 300 de Esparta não chama só a atenção daqueles que gostam de histórias de guerra e de honra, mas é também um prato cheio para professores. Não são poucos os que descobriram no quadrinho um aliado no ensino de História, em especial quando o assunto são as cidades–estado gregas. 

      domingo, 2 de junho de 2024

      "Depressão e ansiedade desenhados para você entender"

      "Depressão e ansiedade são duas doenças que muitos têm, porém muitos não entendem. Quem não sofre de depressão e ansiedade normalmente classifica o quadro como frescura, mimimi ou algo que o deprimido inventa como desculpa pra não fazer as coisas ou tomar atitude perante a vida.
      Mas não é tão simples assim, são doenças que prejudicam e matam, e por isso precisamos prestar atenção para poder ajudar quem sofre.
      Frases como
      Você precisa tomar um ar
      Já tentou simplesmente não ter depressão?
      Você é preguiçoso, é só sair da cama!
      É muito drama por nada, tome uma atitude.
      não ajudam em nada e só pioram a situação da pessoa. Os quadrinhos que você verá a seguir são o trabalho do artista Nick Selçuk que resolveu ilustrar o depoimento que uma das suas leitoras, Sarah Flanigan, compartilhou.
      É um quadro difícil e exige compreensão dos que estão em volta, pois lutar contra a depressão e ansiedade é uma batalha diária que nem sempre se vence."

      Fonte: Tá, e daí!?