"(...) Sabe-se que a música é um excelente recurso para ser aproveitado no ensino de História e Geografia.
Encontrar em vestibulares questões que usando letras de músicas que já ouvimos o tempo constantemente é algo corriqueiro. Além de ser uma maneira providencial de facilitar e elevar a aprendizagem dos alunos, é também uma forma dinâmica de se ensinar.
Nada melhor do que usar uma canção para ilustrar um conteúdo e fazer a ponte do que um determinado autor quis transmitir dentro do contexto histórico daquele momento.
Segundo o Brasil Escola o uso da música para o ensino de História e Geografia, pelo menos no Brasil, não é nenhuma novidade a ser divulgada entre os profissionais da área. Tanto em experiências relatadas, quanto nos livros didáticos, temos o uso de canções e até a explicação sobre alguns movimentos musicais que marcaram no tempo. Contudo, percebemos que é necessário aprofundarmos os limites e possibilidades que envolvem o emprego da música com fins de ordem didática.
O mais recorrente do uso da música em sala de aula relaciona-se ao emprego das letras de músicas. Sem dúvida, a canção, enquanto documento, tem a rica capacidade de tornar uma narrativa assimilável e, ao se valer de uma letra, debate diversos valores e questões que se constituem historicamente. Entretanto, existem algumas preocupações que são muitas vezes deixadas de lado pelo professor.
Visando apoiar os Educadores que fazem uso dessa funcionalidade e também o que poderão vir a fazer, separei dois sites com uma listas vastas de músicas associada ao conteúdo ao qual ela é propícia. Título, cantor e assunto ao qual a música se encaixa.
Confiram as listas nos links abaixo e torne suas aulas ainda mais eficazes e dinâmicas.