terça-feira, 6 de dezembro de 2016

"Como funcionou as Doutrinas Nazistas" - Documentário History Channel

"Este especial explora a psique distorcida do estado nazista, trazendo à tona suas estranhas bases ocultas: desde a ideia de Himmler da SS como uma ordem de cavaleiros antigos até as crenças sexuais surpreendentes impostas pelo poder nazista. Ali estava uma nova forma de entender a vida humana, o mundo natural e o sobrenatural, a história do planeta e o funcionamento do cosmos."

Outros documentário sobre Adolf Hilter e o Nazismo nesta playlist:

Outros Documentários com a temática Guerras Mundiais nesta playlist: https://www.youtube.com/playlist?list...

Venha conhecer o nosso acervo de documentários são mais de 980 nesta playlist:

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

"10 Filmes que abordam QUESTÕES RACIAIS" (Dhaena - Site Oficial)

"Olá caros leitores,
Chegamos ao mês de novembro, mês em que comemoramos o dia da Consciência Negra. Neste mês estarei pesquisa materiais diversos sobre o tema e estarei compartilhando com todos vocês que acessem os blogs dhaena.com e oincrivelze.com.br.
Nesta postagem, quero compartilhar com vocês uma lista de filmes que abordam questões raciais e que considero de grande valor cultural para todos nós que estudamos sobre o tema. Existem vários outros filmes com a mesma temática, mas quis trazer neste post apenas aqueles que já assisti e que me marcou muito (confesso que irei assistir todos novamente).
CONFIRAM A LISTA
1. O Nascimento de uma Nação (1915)
Dois irmãos da família Stoneman visitam os Cameron em Piedmont, Carolina do Sul. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União. São retratadas as conseqüências da guerra na vida destas duas famílias e as conexões com os principiais acontecimentos históricos, como o crescimento da Guerra da Secessão, o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan.
A
A

adi2. Adivinhe Quem Vem para o Jantar (1967)
Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.

a-cor-purpura3. A Cor Púrpura (1985)
Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira.A


malcom4, Malcolm X (1992)
Biografia do famoso líder afro-americano (Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.). Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz (Angela Bassett). Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta época que se converteu ao original islamismo e se tornou um “Sunni Muslim”, mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.
download-25. Amistad (1997)
Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut.


6. Duelo de Titãs (2000)
download-3Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

download-47. Invictus (2009)
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

download-58. Histórias Cruzadas (2011)
Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

download-69. Django Livre (2012)
Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.
Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.

download-710. O Mordomo da Casa Branca (2013)
1926, Macon, Estados Unidos. O jovem Eugene Allen vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall (Alex Pettyfer), após estuprar a mãe do garoto. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall (Vanessa Redgrave) decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados.  Eugene (Forest Whitaker) cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria (Oprah Winfrey), a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis (David Oyelowo), que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.

Abraços e até a próxima… Por José Carlos Alves
As sinopses foram retiradas do site Adoro Cinema
Fonte/Créditos: Dhaena - Site Oficial

"Gratidão - Vídeo motivacional/reflexão" (Roger Oliveira)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

domingo, 23 de outubro de 2016

"Mapa Mental: Nova República" - Desconversa

Com o fim da ditadura militar, iniciou-se o período de redemocratização. Diferentemente do que desejavam os opositores do regime militar, a abertura política lenta, gradual e segura se iniciou com eleições indiretas para presidente, frustrando os simpatizantes do movimento das Diretas Já.
Na disputa entre Paulo Maluf e Tancredo Neves, o segundo saiu vencedor. No entanto, sua morte prematura o impediu de assumir a presidência. Em seu lugar, assumiu o vice José Sarney, dando início a Nova República Brasileira.

Governo de José Sarney (1985-90)

Sarney assumiu a presidência com a importante tarefa de garantir os compromissos políticos de Tancredos Neves – mais que isso: de conter a inflação que vinha crescendo durante a Década Perdida, como era chamada a década de 80.
Para lidar com a estagnação econômica e a hiperinflação (estagflação), o ministro da Fazenda, Dilson Funaro, propôs a criação do Plano Cruzado, que visava: o congelamento dos preços das mercadorias; a criação de uma nova moeda, o Cruzado; o fim da correção monetária; e o congelamento dos salários.
Após intensas críticas ao Plano Cruzado e à manutenção da inflação, o Plano acabou fracassando. Ainda foram criadas outras medidas de combate a inflação: o Plano Cruzado II, o Plano Bresser e o Plano Verão. Todos fracassaram, pois o governo não conseguia equilibrar os principais problemas econômicos: a inflação elevada, a dívida externa e a dívida interna do país.
QUER SABER MAIS SOBRE A NOVA REPÚBLICA? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!
Plano Real? Plano Collor? Confira esta lista e nunca mais tenha dúvidas sobre os planos econômicos da Nova República!
A década de 1980 foi chamada de década perdida devido à grande crise econômica do período. Com o fim da ditadura militar e o início da redemocratização, a partir de 1985, os novos governos tiveram que arrumar estratégias para frear a chamada estagflação (estagnação + hiperinflação). Para lidar com isso, criaram diversos planos econômicos.
Você sabe quais foram eles? Não?! Então você PRECISA ler essa lista!
AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE A NOVA REPÚBLICA? CONFIRA ESTA LISTAE SE PREPARE PARA MANDAR BEM EM HISTÓRIA!
Agora que você já sabe tudo sobre a Nova República, confira nosso gabarito ENEM 2016!
Fonte: Desconversa - Blog do Descomplica

"Mude de novo!"




Oradores:

Clóvis de Barros Filho: https://www.facebook.com/clovisdebarr...
Mario Sergio Cortella: https://www.facebook.com/MarioSergioC...
Leandro Karnal: https://www.facebook.com/prof.leandro...
Antônio Abujamra: https://www.facebook.com/pages/Ant%C3...

Músicas:

http://www.audiomicro.com/royalty-fre...

Filmes:

A procura da felicidade
Na natureza Selvagem
Steve Jobs
Uma Mente Brilhante
7 Vidas
Sem Limites
A Luta Pela Esperança
O Lobo de Wall Street
Comerciais de Esporte

"Motivação, - Motivação 2016, - Melhor vídeo de motivação 2016, - Motivacional , - Motivacional 2016, - Melhor do Motivacional, - Motivação Narrado, - Motivacional Narrado, - Motivação para vida, - Motivação para o sucesso, - Motivação para estudantes, - Superação, - Mensagem positiva, - Reflexão, - Autoajuda, - Mensagem de otimismo, - Autoconhecimento, - Palestra Motivacional, - Palestra de motivação, - Palestra motivacional e engraçada, - Palestras sobre a vida, - Historias reais de superação, - Imagens Full HD." Roger Oliveira

domingo, 16 de outubro de 2016

"Tempo, Historiografia e Mundo Líquido" com Leandro Karnal

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia proferida pelo professor Dr. Leandro Karnal (Unicamp).

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

"Fé na Luta" (Clipe Oficial) - Gabriel, o Pensador

"A primeira ideia que seria o embrião dessa música, surgiu num bate papo do Gabriel o Pensador com atletas do UFC reunidos na casa do Giovanni Decker, sobre o paralelo entre o esporte e a luta de cada um na vida, obstáculos, conquistas, sonho, garra, respeito, e outras lições do esporte, não só no esporte relacionado a luta, e nas artes marciais mas em todos os esportes. O pessoal do UFC reunido tinha acabado de ver o videoclipe do "Surfista Solitário" com a presença de alguns atletas como Gabriel Medina, Adriano Mineiro e outros... e conversava sobre essa relação entre artistas e atletas e fãs...

E dali, Gabriel saiu com essa ideia vaga ainda na cabeça, e lembrou do refrão do Charlie Brown Jr, "Dias de luta Dias de gloria", pois segundo ele, "o Charlie Brown Jr. sempre transmitiu muito em suas músicas essa mensagem de superação e de força" .
Gabriel criou uma parte da letra com melodia, onde queria uma voz feminina e lembrou da Tais Alvarenga, 'que tem uma voz linda, e tem um vibe muito boa!'
Essa música é uma homenagem a todos que se superam no dia a dia, seja no esporte ou na vida!"



LETRA:

Histórias , nossas histórias ...

Hoje eu vim pra te mostrar 
Que o bem é mais forte que o mal
Que o sim é mais forte que o não em tudo nessa vida
Vim te dizer que tem vitória no final
Pode acreditar que sim, e duvidar de quem duvida.

Hoje eu me vi sorridente
Escovando os dentes na frente do espelho
E a minha imagem me disse
Hoje é dia de luta , escuta o conselho
Entra com foco no ringue 
Não perde o suíngue , protege a cabeça
Guarde o que é bom no seu peito
E o que for ruim ou suspeito, esqueça
Pensa no tempo, não esquece do tempo
Não há tesouro maior
Lembra dos outros, não esquece dos outros
Tem muita vida ao redor
Levo o amor onde for
E espalho esse amor da maneira mais pura
Fala a verdade porque ela é a chave
Que abre qualquer fechadura
E tira a armadura pra dar um abraço
Naqueles que querem o seu bem
Fala o que pensa, evita a ofensa
E aceita as palavras que vem
Olha a paisagem, aproveita a viagem
Que um dia a viagem termina
Minha imagem no espelho já sabe
Que não sabe nada e por isso me ensina

Histórias , nossas histórias
Dias de luta , dias de glória ...

Não tem outra saída 
A não ser a da coragem
Levanta e vai a luta
Sempre escuta essa mensagem
Meu rosto no espelho
Meu filho, minha mãe, meu pai
E todos que me amam me dizem
Levanta e vai
Se todo mundo cai, eu também caí um dia
Eu chorava e não entendia porque um estranho sorria
E sua mão ele estendia pra me levantar do chão
Me fazendo acreditar que o sim é mais forte que o não
E que pra toda ferida tem uma cicatrização
Dividindo o seu sorriso como se divide um pão
Esse estranho me ensinou que todo estranho é um irmão
Hoje eu sei que dividindo eu faço a multiplicação
Em qualquer situação eu sempre chego pra somar
Se quiser somar vem junto, se não for pra somar some
Eu sorri pra te mostrar que o sim é mais forte que o não
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Histórias , nossas histórias 
Dias de luta , dias de glória ...

Tenho a mente livre e a paz no coração
Garra pra seguir em frente com disposição
Guarda fechada contra o ódio e a traição
Base preparada pra buscar superação
O certo é certo, o errado é errado
Nem esculachar nem ser esculachado
O meu papo é bem reto, eu não mando o recado
Respeito pra ser respeitado
Fora do ringue, lutar pela paz
Pelos meus sonhos, meus ideais
Planto amizade, colho esperança
O verdadeiro guerreiro não cansa
Quem tem caráter e honra
Positividade e atitude
Covardia nunca, humildade
Eu sei o que eu quero
E o que eu quero eu posso

Histórias , nossas histórias
Dias de luta , dias de glória

O bem mais forte que o mal


FICHA TÉCNICA:

Direção e Fotografia: Mess Santos
Produção Geral: Ivo Neto
Produção Executiva: Elton Silva
Edição e Finalização: Bruno Paraguay / Mess Santos
Assistente de Produção: Kauê Mazon
Assistentes de Set: Jefferson Tube / Bruno Di Falco / Caio Camargo
Equipe de Câmera: Marcelo Boretti / William Samuray / Ricardo Suzigan 
Rae Nunes / Claudio Alvin
Make Up: Patricia Mônaco
Figurino: Alzira Calhau
Produtora: Movie 3 Filmes

www.gabrielopensador.com.br

"Aprenda com as tirinhas da Mafalda sobre Política e Cidadania" - Desconversa



A Mafalda é um personagem muito comum em vestibulares não só pela sua importância de crítica social mas também pela sua atualidade. Confira nessa lista alguns conceitos de política e cidadania que são bem explorados nas tirinhas da nossa “hermana”!

1 - Corrupção

Hoje, no Brasil, devido ao estereótipo do “político ladrão” percebemos a descrença do cidadão em relação à política e ao governo como um todo. Essa descrença se dá pelo fato das informações sobre o mau uso do dinheiro público, nepotismo, tráfico de influência, abuso de autoridade e de poder, entre outros.

2 - Democracia

A democracia, como apresentado na tirinha, é um tipo de governo em que o povo exerce a soberania. No Brasil, nossa democracia é representativa e apresenta alguns problemas pois nenhuma representação é perfeita, visto que existe um distanciamento entre o político e o povo.

3 - Tipos de governo

Os outros tipos de governos existentes são as ditaduras, absolutismo, teocracia, anarquia etc. Porém, mesmo que a democracia apresente problemas, ela é o único regime capaz de garantir as liberdades dos indivíduos, como por exemplo: de ir e vir, expressão, polícia, sexual, religiosa, entre outras.

4 - Cidadania

Já a cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado, independente de sua condição social, etnia ou religião. Dessa forma, um dos principais direitos que podemos citar é: o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. E um dos principais deveres do cidadão: escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputados federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores).

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Visitas Virtuais a Museus, Exposições Temporárias e Patrimônios Culturais (Era Virtual)

“(…) Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede”.

Cora Coralina  
(Texto extraído do livro “Vintém de cobre – Meias confissões de Aninha”Outubro, 1981)
Visando a ampla divulgação e promoção do patrimônio cultural brasileiro desde 2008 tem sido desenvolvido o projeto ERA VIRTUAL. Sua primeira iniciativa foi a criação de visitações virtuais a museus brasileiros e seus acervos. Este projeto foi e continua sendo resultado da percepção de que nesta nova era da tecnologia das informações é essencial inovar, rever e reconstruir o modo de promover a cultura. Ao perceber o potencial de das visitas virtuais em promover as instituições beneficiadas, em 2013, decidimos desenvolver o projeto também para os parques nacionais e para as cidades com sítios considerados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Ao longo desses anos, cada novo museu tem sido um desafio, cada nova exposição tem sido um imenso prazer. Viajamos por todo o Brasil registrando as mais distintas e interessantes exposições, monumentos e belezas de nossas terras. Traduzi-las em imagens, sons e interação tem sido o dever que assumimos com imenso amor. A ampliação do projeto ERA VIRTUAL para fora das paredes dos museus nos apresentou novos desafios e oportunidades de criar. Sobrevoar matas, praças e ruas, sonhar de novos modos a mesma realidade. Ir mais longe, para descobrir que o mais belo pode estar à nossa porta. Mais uma vez reafirmamos que num mesmo mundo, novas realidades são possíveis. São essas novas perspectivas sobre o cotidiano que deixam nossas vidas quase sempre mais belas. É necessário percebermos estas belezas que nos definem como brasileiros. Só assim compreenderemos a nossa própria identidade, a aceitaremos e valorizaremos.
Transpor museus, exposições e monumentos do patrimônio cultural brasileiro do mundo real para o virtual é o exercício de nossa equipe na busca da valorização do que somos. Promover a plural identidade brasileira tem sido nosso ideal. As parcerias estabelecidas pelo ERA VIRTUAL visam tornar o projeto uma referência de material didático não-formal dentro das escolas.
Graças ao apoio da Fundação VALE, está sendo possível o lançamento de novas etapas do ERA VIRTUAL, como o CIDADES PATRIMÔNIO.Com esta ação promovemos ainda mais democratização, ainda mais acesso. Buscaremos uma melhor divulgação dos sítios históricos e fornecimento de material para educação patrimonial.Para auxiliar nestas descobertas de nossas belezas, o ERA VIRTUAL está lançando também aplicativos para smartphones e tablets. A primeira cidade contemplada com o guia virtual é Congonhas, Minas Gerais. Não perca tempo, baixe o aplicativo em seu smartphone, prepare sua viagem e aprenda mais sobre esse Patrimônio da Humanidade.
É imprescindível enumerar as conquistas e progressos, mas ainda mais importante é agradecer aos que efetivamente possibilitam que nossos desejos se transformem em realidade nas mãos de uma equipe competente, em especial à Fundação VALE, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, à UNESCO e à FUMCULT – Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas-MG.
Ainda há muito trabalho por fazer. Ao longo de nossa caminhada percebemos que podemos mais, pois fizemos muitos amigos (reais e virtuais). Amigos, que nos ajudam a multiplicar a ação daqueles que dedicam seu tempo à preservação de nossa cultura brasileira. Para que o movimento dessa força transformadora continue, contamos com seu envolvimento e com sua participação. Muito obrigado!
Contamos com seu apoio para divulgar e promover as belezas culturais brasileiras.
Navegue e descubra o nosso Brasil. Navegar é preciso!
Rodrigo Coelho                                             Carla Sandim           coordenador geral                                coordenadora de produção

Portal: Era Virtual

"Iracema - José de Alencar"

sábado, 3 de setembro de 2016

"TED - Como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir"

Já teve aquela sensação de estar falando mas ninguém estar ouvindo? Aqui está Julian Treasure para ajudar. Nesta útil conversa, o especialista em som demonstra o passo-a-passo de uma palestra poderosa - de convenientes exercícios vocais a dicas de como falar com empatia. Uma conversa que pode ajudar o mundo a soar mais bonito.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A História de Dechen: A animação que nos ensina a compreender o que é “amar é deixar ir”

"Esta animação nos conta a história de Dechen, um monge budista tibetano em processo de treinamento que tem uma grande paixão pela jardinagem. No vídeo podemos ver como ele planta uma flor, a observa e cuida da mesma com muito carinho e total dedicação. No entanto, a planta vai perdendo força apesar de todos os cuidados desprendidos.
E a linda flor, sufocada pela ausência do sol, começa a murchar, provocando grande incompreensão e tristeza ao protagonista. Mas no momento em que o pequeno monge descobre que a flor somente teria uma vida feliz em seu lugar de origem, ele a leva e planta-na no solo que ela tanto ama.
Ali a flor se torna incomensuravelmente bela. E o menino monge descobre que, ainda que amamos muito algo ou alguém, não podemos deixá-lo cativo. Pois cada ser é ímpar e possui o seu modo íntimo de felicidade. Ele descobre que amar é aceitar a felicidade do outro ainda que esta felicidade não seja ao seu lado. E que por mais que nos dediquemos ao nosso objeto de desejo, ele precisa de seu próprio espaço para respirar, para crescer, para resplandecer."
“Deixar livre é único modo de amar verdadeiramente”. Clara Dawn

sexta-feira, 27 de maio de 2016

"Ensino" - Porta dos Fundos

"Escola: substantivo feminino; estabelecimento público ou privado destinado a ensino coletivo. Mas, na prática, local onde você tem o primeiro contato com maconha, começa a fazer sexo com pessoas nada a ver por carência e autoafirmação e sofre bullying, que te obriga a pagar terapia por toda sua vida adulta." Porta dos Fundos

quinta-feira, 19 de maio de 2016

"Lista de músicas para suas aulas de História e Geografia" - "Tudo de História e Geografia"

"(...) Sabe-se que a música é um excelente recurso para ser aproveitado no ensino de História e Geografia.
Encontrar em vestibulares questões que usando letras de músicas que já ouvimos o tempo constantemente é algo corriqueiro. Além de ser uma maneira providencial de facilitar e elevar a aprendizagem dos alunos, é também uma forma dinâmica de se ensinar.
Nada melhor do que usar uma canção para ilustrar um conteúdo e fazer a ponte do que um determinado autor quis transmitir dentro do contexto histórico daquele momento.
Segundo o Brasil Escola o uso da música para o ensino de História e Geografia, pelo menos no Brasil, não é nenhuma novidade a ser divulgada entre os profissionais da área. Tanto em experiências relatadas, quanto nos livros didáticos, temos o uso de canções e até a explicação sobre alguns movimentos musicais que marcaram no tempo. Contudo, percebemos que é necessário aprofundarmos os limites e possibilidades que envolvem o emprego da música com fins de ordem didática.
O mais recorrente do uso da música em sala de aula relaciona-se ao emprego das letras de músicas. Sem dúvida, a canção, enquanto documento, tem a rica capacidade de tornar uma narrativa assimilável e, ao se valer de uma letra, debate diversos valores e questões que se constituem historicamente. Entretanto, existem algumas preocupações que são muitas vezes deixadas de lado pelo professor.
Visando apoiar os Educadores que fazem uso dessa funcionalidade e também o que poderão vir a fazer, separei dois sites com uma listas vastas de músicas associada ao conteúdo ao qual ela é propícia. Título, cantor e assunto ao qual a música se encaixa.
Confiram as listas nos links abaixo e torne suas aulas ainda mais eficazes e dinâmicas.
O Tudo de História e Geografia agradece a atenção e credibilidade e convida você a curtir nossa página no face e conferir TUDO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA e também conferir o restante do material disponível no site. CLIQUE AQUI E APROVEITEM."